Como declarar imóveis no imposto de renda
Saiba como declarar seu imóvel para não cair na malha fina
01.03.2019

 Se você já garantiu seu imóvel com a Qualyfast, ou está pensando em adquirir uma casa ou um apartamento, você precisa saber que o período de declaração do Importo de Renda começa hoje (07/03). Além dos rendimentos, os campos de bens são obrigatórios e se o contribuinte acabar se esquecendo de preencher, ele pode cair na malha fina.

Além dos imóveis, são considerados bens: veículos, saldos em contas bancárias, aplicações financeira, dinheiro em espécie, fundo de previdência privada e títulos de clubes.

Como declarar imóveis?

O contribuinte deve abrir uma ficha de bens e direitos na Receita Federal e clicar 11 para apartamentos, 12 para casa e 13 para terrenos. É recomendado fazer o cadastro completo, com todas as informações possíveis e, principalmente, indicar quando foi feita a compra, se foi financiado e se foi comprado na planta.

Todo ano este cadastro deve ser atualizado, acrescentando quanto foi pago, incluindo os juros. Depois que o imóvel estiver quitado, basta repetir o valor nas próximas declarações.

Caso você faça uma reforma no seu imóvel, também é possível informar na declaração, principalmente no campo de "Bens e Direitos". Para isso, é preciso informar os valores de todos os comprovantes e notas fiscais de serviços e compras para reforma. Estes valores poderão ser somados aos preços de aquisição, assim você lucrará em vendas futuras.

Para declaração conjunta, em casal, basta cada um fazer suas respectivas declarações.

Fonte: Infomoney

Outras notícias

Aumento nas vendas deixa o mercado imobiliário mais atrativo para investidores
Saiba mais

Descubra a seguir todas as regras vigentes para se cadastrar no Minha Casa Minha Vida
Saiba mais

Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar um imóvel
Saiba mais