Dicas para economizar em 2018
Saiba como se organizar financeiramente
02.02.2018

 Começar o ano com folga no orçamento pode ser uma tarefa difícil depois das festas de fim de ano, das férias e, para quem estuda, da volta às aulas. Para economizar e conseguir atingir diversos objetivos que dependem de dinheiro, como comprar a casa própria, basta saber se organizar financeiramente.

Confira cinco dicas que vão te ajudar a economizar e a evitar que você fique no vermelho.

Organize-se

Antes de tudo, é preciso estabelecer quanto você ganha e quanto você gasta mensalmente. Para ter esse controle, anote todos os gastos, tanto os fixos como os do dia a dia. Também é importante que você verifique os extratos bancários e as contas fixas, como as de água e luz, por exemplo, para notar algum valor fora do normal. Assim, você pode controlar seus gastos e perceber para onde seu dinheiro está indo.

Evite gastos desnecessários

Você realmente precisa comprar tal produto? Pode esperar por uma promoção?
Refletir e fazer esse tipo de pergunta vai ajudar você a evitar gastos desnecessários e a colocar na balança o que realmente é preciso em cada momento. Você pode usar um transporte público em vez de um particular e optar por produtos mais simples e baratos, por exemplo.

Planeje
O começo do ano é o momento ideal para planejar o que deseja ao longo do ano. Faça um calendário financeiro e, novamente, anote os gastos fixos de cada mês. Assim, você consegue calcular quanto precisa juntar mensalmente para atingir o objetivo que deseja. Outra dica importante é se lembrar de pagar as contas em dia. Ninguém precisa gastar dinheiro à toa com taxas e juros que, na maioria das vezes, são altíssimos.

Livre-se das dívidas

Como já dito, é superimportante evitar juros e taxas de dívidas. Por isso, se houver contas em atraso, priorize as que têm os juros mais altos, como as de cartão de crédito e cheque especial, e aquelas que podem gerar cortes de serviços, como as de água e luz. Sabendo exatamente quanto sobra a cada mês, você pode negociar a dívida com o credor para pagar parcelas que caibam no seu orçamento. 

Viva o presente, mas pense no futuro

Estar em dia com as contas atuais e se livrar de dívidas passadas é fundamental! Mas lembre-se de economizar para o futuro. Junte dinheiro: guarde-o em uma poupança ou, se achar melhor, invista. Comece poupando neste ano para que os próximos sejam melhores e mais prósperos.


Fonte: meubolsofeliz.com.br

Outras notícias

Quase dez mil pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com a entrega da fase 2 do empreendimento
Saiba mais

Caixa ainda promete contratar 650 mil novas unidades este ano
Saiba mais

Matéria do Diário do Litoral conta como mulheres reescreveram suas histórias ao conquistarem a casa própria. Elas respondem por 86,8% das escrituras do Minha Casa, Minha Vida
Saiba mais