Você sabe o que é matrícula de imóvel?
Entenda o que é a matrícula de imóvel e porque ela é importante
05.04.2019

 Comprar o primeiro imóvel é uma decisão muito importante, por isso, é preciso pesquisar muito e analisar alguns documentos para garantir que seja feita uma boa compra e todos os documentos estejam em ordem. Um desses documentos é a matrícula de imóvel. Descubra a seguir para que serve a matrícula de imóvel e qual é a sua importância.

O que é a matrícula de imóvel?
A matrícula de imóvel é um documento que identifica juridicamente a existência de um imóvel perante a sociedade. Ela é disponibilizada aos interessados através da certidão de matrícula, que comprova a propriedade do imóvel, sendo muito utilizada pelo mercado imobiliário.

Ela deve ser aberta obrigatoriamente sendo: o primeiro registro do imóvel, a fusão de imóveis, por requerimento do proprietário.

A matrícula de imóvel legal deve constar:
• os registros de sua identificação
• localização com dimensões
• descrição detalhada
• qualificação dos proprietários, como: se pessoa física ou jurídica, alterações ocorridas, transações de compra e venda
• entre outros itens que provem o histórico completo de todas as ocorrências relativas ao imóvel.

Este registro deve ser formalizado pelo Cartório de Registro de Imóveis da localidade onde foi criada a matrícula e de localização geográfica do imóvel.

A importância da matrícula de imóvel
As informações contidas na matrícula de imóvel identificam a situação em que o imóvel se encontra. Com ela, é possível saber todo histórico de um imóvel. Ela é fonte de informação em inúmeros negócios, garantindo a transparência e segurança em qualquer relação econômica ou jurídica.

As certidões de matrícula de imóvel são válidas por 30 dias. Após esta data deve ser solicitada nova certidão, pois podem ter novas atualizações.

Como pedir Matrícula de Imóvel atualizada on-line?

Para solicitar uma matrícula de imóvel atualizada on-line, basta acessar o site Cartório 24 Horas. Todos os cartórios de registro de imóveis do Brasil estão disponíveis para receber solicitações, o pedido é cadastrado pela parte interessada, de forma prática e simples.

Fonte: Click Habitação

Outras notícias

Aumento nas vendas deixa o mercado imobiliário mais atrativo para investidores
Saiba mais

Descubra a seguir todas as regras vigentes para se cadastrar no Minha Casa Minha Vida
Saiba mais

Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar um imóvel
Saiba mais